SEMPRE VISANDO A MELHORAR O AMBIENTE DA COMUNICAÇÃO DE SEUS PRODUTOS QUE POSSUEM FUNÇÃO SOCIAL, PORQUANTO INDISPENSÁVEIS PARA O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DE CRIANÇAS, A FUNKO.COM.BR SE COMPROMETE A:
A) Não contratar crianças influenciadoras (digital influencers) para realizar propaganda de seus produtos em redes sociais;
B) Não realizar propaganda clandestina de seus produtos em redes sociais;
C) Elaborar um guia para crianças que obtém produtos FUNKO.COM.BR e decidem, por elas próprias ou seus pais e responsáveis, postar conteúdo na internet sobre tais produtos, baseado nas melhores práticas publicitárias, sobretudo no Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do CONAR e no An Influencer’s Guide to making clear that ads are ads, editado pelo CAP – The Commitee of Advertising Practice da Inglaterra;
D) Manter visível esse guia em seu sítio oficial, além das páginas da FUNKO.COM.BR no Youtube, Facebook e Instagram;
E) Produzir conteúdo explicando os cuidados que as crianças devem ter quando produzem conteúdos relacionados a brinquedos da FUNKO.COM.BR.
GUIA PRÁTICO DE PUBLICIDADE PARA INFLUENCIADORES DIGITAIS
INTRODUÇÃO
Este é um guia prático redigido pela FUNKO.COM.BR com orientações para todos que geram conteúdo comercial nas redes sociais, conhecidos como “Influenciadores Digitais”, ou “Influenciadores” elaborado com base nas diretrizes do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitaria,
Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar e no Guia para Influenciadores do CAP britânico.
Com a evolução da tecnologia e mídias digitais, a publicidade digital vem ampliando o número de participantes e formatos, incluindo aqueles conhecidos como influenciadores digitas, que comunicam produtos e serviços aos seus contatos e seguidores, independentemente de contratação para tanto. A relação entre influenciadores e seguidores é baseada na confiança e no caráter orgânico do conteúdo produzido por cada um deles. Por esse motivo, há a necessidade da transparência quando influenciadores veiculam conteúdo de caráter publicitário. Desta forma, é necessário que quando houver a intervenção de um Anunciante nessa relação, a comunicação ao público deva ser identificada como publicitária, na forma do artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor e obedecendo o previsto no artigo 28 do Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitaria editado pelo CONAR.
A FUNKO.COM.BR foi fundada em 1969 e é atualmente a maior empresa nacional do mercado de brinquedos. Alinhada com as principais tendências globais, busca trazer novidades divertidas e relevantes para seu público-alvo.
Atenta a essas novas formas de comunicação e mídia e visando à publicidade responsável e transparente nesses ambientes, a FUNKO.COM.BR edita e comunica o presente GUIA PRÁTICO DE PUBLICIDADE PARA INFLUENCIADORES DIGITAIS, visando a orientar sobre as melhores práticas a serem seguidas pelos Influenciadores Digitais, sempre reforçando o cuidado no tocante à criança e ao adolescente, reconhecendo a necessidade de sua proteção pela condição de seres humanos em fase de desenvolvimento.
Integra este GUIA PRÁTICO DE PUBLICIDADE PARA INFLUENCIADORES DIGITAIS o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar, disponível em: http://conar.org.br/pdf/CONAR_Guia-de-Publicidade-Influenciadores_2021-03-11.pdf, devendo ele ser conhecido e aplicado em sua inteireza.
DEFINIÇÕES
Influenciador ou Influenciador Digital: pessoa natural que, com sua atuação na internet, consegue influenciar a tomada de decisões de outras pessoas. No contexto do presente guia, o influenciador é aquele que pode levar pessoas a adquirirem produtos da FUNKO.COM.BR.
LININHA ACABOU DE INAUGURAR SEU PERFIL NO INSTAGRAM. NELE, LININHA CONTA HISTÓRIAS. ELA TEM APRESENTADO LIVROS PARA SEUS SEGUIDORES. LININHA TEM 150 SEGUIDORES, MAS TODOS OS LIVROS QUE ELA LÊ SÃO COMPRADOS POR PELO MENOS UMA PESSOA. PARA ESSE CÓDIGO, LININHA É UMA INFLUENCIADORA.
Publicidade: método de comunicação protegido pela liberdade de expressão, pela livre iniciativa e pela Constituição Federal, consistente em informar potenciais consumidores sobre determinados bens de consumo, persuadindo-os a adquirir esses bens.
Anunciante: na forma do artigo 8o do Decreto no 57.690/66, a entidade ou indivíduo que utiliza a propaganda, é dizer, quem patrocina a propaganda.
Controle Editorial: contratação (formal ou informal), por meio da qual se solicite ou sugira a divulgação publicitária, com maior ou menor detalhamento de conteúdo, briefing, plano, tempo, frequência ou forma de postagem a serem propostos ao Influenciador.
A FUNKO.COM.BR CONTRATOU UMA ATRIZ PARA FILMAR UM CONTEÚDO. NELE, A FUNKO.COM.BR, POR SUA AGÊNCIA, ELABOROU O TEXTO, RECOMENDOU O FIGURINO E PRODUZIU O FILME. NESTE CASO, A FUNKO.COM.BR TEVE CONTROLE EDITORIAL.
Conteúdo orgânico: são conteúdos que não gozam de qualquer forma de patrocínio por parte da FUNKO.COM.BR.
Conteúdo publicitário: é o conteúdo patrocinado pela FUNKO.COM.BR.
Publieditorial ou Publipost: conteúdo publicitário em que o influenciador é contratado, recebendo pagamento em dinheiro ou presentes, e que possui controle editorial pela FUNKO.COM.BR.
Hashtags: associadas ao símbolo #, promovem maior destaque à informação.
Mensagem ativada ou afiliada: conteúdo publicitário em que o influenciador agrega um link de desconto, promoção ou agradecimento à marca.
A VENDEDORA DE BRINQUEDOS CONTRATA UMA INFLUENCIADORA PARA POSTAR CONTEÚDO ELOGIOSO A UM PRODUTO E, NO FINAL, INDICAR UM LINK PARA PROMOÇÃO PARA AS 100 PRIMEIRAS PESSOAS QUE COMPRAREM O PRODUTO, AGRADECENDO A MARCA. ISSO É UMA MENSAGEM ATIVADA.
RECOMENDAÇÕES
1) Publicidade Digital e Pressupostos
Quando há uma mensagem destinada a estimular o consumo de bens ou serviços na internet elaborada e comunicada por Influenciadores Digitais (independentemente de seu número de seguidores), realizada a partir da contratação pela FUNKO.COM.BR, é considerada publicidade.
Segundo o “Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar”, três principais elementos precisam estar presentes na publicidade por influenciadores:
• a divulgação de produto ou serviço, causa ou outro sinal a eles associado;
• a compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com Anunciante e/ou Agência; e
• a ingerência por parte do Anunciante e/ou Agência sobre o conteúdo da mensagem (controle editorial na postagem do influenciador).”
Os três pressupostos devem estar presentes conjuntamente em determinado conteúdo para que haja publicidade. A FUNKO.COM.BR não contrata influenciadores crianças para promover seus produtos, não exercendo qualquer forma de controle editorial.
INFLUENCIADOR CRIANÇA COMPRA UM PRODUTO DA FUNKO.COM.BR, MARCA A EMPRESA COM HASHTAG E AGRADECE A MARCA. ESTE INFLUENCIADOR É CONTRATADO?
NÃO. A FUNKO.COM.BR NÃO CONTRATA CRIANÇAS INFLUENCIADORAS.
Controle editorial é caracterizado por recomendação de uso de frases, hashtags, temas ou mensagens-chave que o influenciador deve incluir no conteúdo a mando do anunciante. A FUNKO.COM.BR não realiza esse tipo de controle.
O envio de produtos pela FUNKO.COM.BR, a produção de conteúdo em feiras, lojas de brinquedos, cenários, dentre outros locais não constitui publicidade digital por inexistir qualquer controle editorial da FUNKO.COM.BR nesse contexto.
QUANDO A FUNKO.COM.BR ENVIA UM PRODUTO, OU QUANDO PROMOVE FEIRAS, OU QUANDO O PRODUTO ESTÁ À EXPOSIÇÃO EM LOJAS DE BRINQUEDOS, ELA NÃO TEM NENHUMA EXPECTATIVA QUE UM CONTEÚDO RELACIONADO AO PRODUTO SEJA GERADO, SEM PREJUÍZO DO FATO JÁ SABIDO QUE A FUNKO.COM.BR NÃO CONTRATA CRIANÇAS INFLUENCIADORAS
2) Cuidados na elaboração do conteúdo
Se seus seguidores são crianças, tenha em mente que trata-se de público em especial condição de desenvolvimento, e que seu conteúdo tem de respeitar essa característica. Assim, aplica-se ao seu conteúdo as restrições do Estatuto da Criança e do Adolescente e, no que diz respeito à publicidade, o artigo 37, §2o do Código de Defesa do Consumidor, além do artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do CONAR e demais normas aplicáveis em seus anexos.
SE SEUS SEGUIDORES SÃO CRIANÇAS, A PUBLICIDADE QUE VOCÊ PROMOVE NÃO PODE INDUZIR O ENTENDIMENTO QUE UM PRODUTO TRANSFORMA SEU CONSUMIDOR EM SUPERIOR; QUE A FALTA DO PRODUTO É PREJUDICIAL; MOSTRAR CRIANÇAS EM SITUAÇÃO INCOMPATÍVEL COM SUA PECULIAR CONDIÇÃO DE PESSOA EM DESENVOLVIMENTO; MOSTRAR CENAS VIOLENTAS, RACISTAS, PRECONCEITUOSAS OU SEXISTAS, DENTRE OUTRAS RECOMENDAÇÕES CONTIDAS NO CÓDIGO DO CONAR.
Sendo publicidade, é imperativo que ela seja identificada. Nesse sentido, de acordo com as recomendações do CONAR, deverá incluir, na primeira página do conteúdo, de maneira ostensiva e clara, as seguintes expressões claras:
EXPRESSÕES CLARAS (RECOMENDADAS)
Hashtags - promovem maior destaque à informação, portanto são recomendadas.
PUBLICIDADE INFLUENCIADOR:
# PUBLICIDADE
# ANÚNCIO
# PATROCINADO
# CONTEÚDO PAGO
# PARCERIA PAGA
MENSAGEM ATIVADA:
# RECEBIDO
[VIAGEM/SHOW/EVENTO] A CONVITE DA MARCA
OBRIGADA À [MARCA] PELO [PRODUTO, VIAGEM, CONVITE]
#PROMOÇÃO, #PROMO (ATIVAÇÕES MEDIANTES BRINDES OU PRÊMIO)
Fonte: Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais - CONAR
3) Mensagem Ativada ou Afiliada
Caso você decida, por conta própria, elaborar conteúdo alusivo a qualquer produto da FUNKO.COM.BR e marcar a FUNKO.COM.BR em suas páginas e perfis, recomenda-se deixar claro que não houve qualquer contratação para que você elaborasse tal conteúdo, além, obviamente, de identificar que tal conteúdo não é publicitário.
Essa clareza deve estar no texto do conteúdo, seja na página inicial do post, seja nos stories.
4) Campanhas e ações de conscientização realizadas pela FUNKO.COM.BR.
A FUNKO.COM.BR reconhece que a crescente relevância da publicidade realizada pelos influenciadores digitais contratados por anunciantes, requer a abertura de canais para discussão, capacitação e conscientização dos usuários das redes sociais. Por isso, a FUNKO.COM.BR disseminará, de forma ostensiva, o conteúdo deste Guia para os influenciadores que elaborem e divulguem conteúdos com produtos da FUNKO.COM.BR, bem como para todos que acessem os canais digitais da FUNKO.COM.BR. Desta forma poderemos promover a educação prévia de forma a evitar excesso por parte de anunciantes e influenciadores que possam abusar da ética na publicidade.
Além disso, a FUNKO.COM.BR reconhece que a relação entre influenciador e influenciado nas mídias digitais deve ser pautada na transparência e confiança. Por isso, se a FUNKO.COM.BR optar por anunciar seus produtos por meio de influenciadores, identificará o conteúdo publicitário de forma explicita e enfática, além de aplicar as melhores práticas publicitárias.
É necessário que você entenda que a publicidade ética, clara, honesta, transparente, confiável e decente diferenciará seu conteúdo, aproximando você de seus seguidores.
NUNCA SE ESQUEÇA: NÃO TRAPACEIE. SE VOCÊ ESTÁ SENDO PATROCINADO POR UMA MARCA, DEIXE CLARO A SEUS SEGUIDORES QUE ISSO ESTÁ ACONTECENDO. SEJA HONESTO, PRODUZA CONTEÚDOS DECENTES, RESPEITOSOS E CONFIÁVEIS.